Nanocriogênio II

ARTECH 2012 – Universidade do Algarve , Portugal
Prêmio Melhor Instalação

Anna Barros e Alberto Blumenschein

A história da arte e tecnologia, está profundamente enraizada na história geral da arte. Em Media Art History, 2007, Oliver Grau nos trás textos de importantes teóricos ligando obras da arte dita tradicional  com momentos  e obras realizadas em arte digital.

A instalação Nanocriogênio II se inspira, sob muitos aspectos conceituais, na última instalação de Joseph Beuys,  Pallazzo Regale, 1986,no Museu di Capodimonte, Nápoles, onde ele faz um sumário de sua obra e um testamento. Reúne peças importantes de suas performances  que criam uma ambiguidade entre fato e ficção.

Fazendo parte de minha obra em nanoarte, a instalação Nanocriogênio resulta de momentos de grande envolvimento em minha vida: análise junguiana, alquimia, nanociência.

Ela também busca uma ambiguidade entre fato e ficção, condição própria da nanotecnologia e uma atmosfera de mistério e magia pela presença de partes do corpo humano usados em cerimônias ritualísticas.

Amostras de cabelos e unhas da artista foram aspergidos com ouro, pois o material deve ter propriedades condutoras para gravar as forças eletro magnéticas operando nos elementos e rastreados pelo Microscópio Eletrônico de Varredura –MEV- constituindo-se no material simbólico a ser conservado no gelo.

O processo de criogenia é lembrado: um disco de gelo contendo os pequenos cilindros de metal com as amostras utilizadas no rastreamento pelo microscópio é gravado em vídeo e projetado na parede fronteira sobre outros dois vídeos, o primeiro exibindo as imagens oriundas do MEV trabalhadas pela artista em 3D, sob o título Nanocriogênio 2012 e o outro exibindo uma interpretação desse material, com imagens resultantes da modelagem 3D no Blender, mostrando as imagens topográficas originais em polígonos que lembram cristais, frequentemente observados na nano, sob o título Nanocriogênio 3012.

As duas animações aludem à duração temporal própria da criogenia.

Esses dois vídeos são exibidos em mini projetores colocados transversalmente à parede vistos em telas pequenas de 45 x 60 cm.

Abaixo deste conjunto, quatro placas de cobre, matrizes de gravuras da primeira exposição da artista, coladas na parede que, quando tocadas pelas mãos do público, desencadeiam a narrativa de seus sonhos.

Essa Instalação foi apresentada durante a Artech 2012 em na Universidade do Algarve, Campus de Faro, Portugal em Novembro de 2012.

Nesse evento a instalação foi premiada com a o prêmio de Melhor Instalação do evento.

Animações em 3D – Anna Barros
Design técnico, programaçnao da interação e montagem – Alberto Blumenschein

Trilha Sonora – Wilson Sukorski
Imagens do Congelamento em Vídeo – Fernando Codevilla

inst alberto sombra panoramicam boaverminst alberto sombra panoramicam boa 2 azul

ana inst vermelho

instvisitantes azul boa instmovendoimagem boa

instfabiozoravia300dpi

anna tereza bidalinst visitantes boa2012-11-08 17.28.51visitantes verminstazuis boa inst visitantes roxa boa

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s