“Assim é como eu vejo que você me vê te vendo me ver”

Exposição “Nanoarte: um novo espaço para uma nova percepção”
MuBE 2010

Alberto Blumenschein

Gaston Bachelard  em seu “A Poética do Espaço” (1958) define o espaço não como “matemática, geometria, científico ou vazio infinito”, mas antes como “imagem poética quando emerge na consciência como um produto direto do coração, da alma e do ser [a pessoa]”. De forma análoga Humberto Maturana afirma que o sistema nervoso dos seres vivos é fechado para o mundo exterior e que tudo o que percebemos do mundo existe como uma história íntima, construída no ato de “experiênciar” um mundo que muda enquanto atuamos e que constitui nossa maneira única de viver cada momento.A instalação “Assim é como eu vejo que você me vê te vendo me ver” é uma metáfora poética deste “experienciar” o espaço nano como um novo espaço poético, onde possam surgir novas possibilidades reflexivas e estéticas.

Esta instalação se vale da técnica da cimática, descoberta e desenvolvida por Ernest Chladni no Séc. XVIII. Essa técnica consiste na aplicação de vibrações sonoras a materiais como areia ou água para obter padrões regulares como representações das frequências sonoras. O artista utiliza esse recurso para provocar no espectador um estado contemplativo enquanto observa a variação na superfície do liquido.

Um alto-falante colado a base de um recipiente metálico que contém um espelho e água faz vibrar todo o conjunto a partir de uma trilha sonora produzida pelo artista com tons ultra graves ( no limite da audibilidade) em mixagem com tons mais altos dentro de um único acorde musical. Esse conjunto esta coberto por uma estrutura metálica que lembra a estrutura de uma molécula de carbono 60 (um geodésica).

O conjunto é iluminado por um refletor de luz dourada.

foto

assim

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s